O Advento

01-12-2012 20:49

O ADVENTO

No calendário litúrgico dos cristãos o tempo é do Advento. Durante os quatro domingos que antecedem o Natal somos envolvidos nuum tempo de espera até que finalmente o nascimento de Jesus é celebrado. Advento é o tempo de espera confiante pois se tem certeza que Ele virá. É Deus tomando iniciativa concreta, "se mexendo", até nós na pessoa de Jesus Cristo: "é o Verbo se fez carne" (João 1:14). Deus se tornaria também grande e poderoso na pessoa de Jesus. É o próprio Verbo, é o logos que se faz carne, humano como nós, sujeito às mesmas limitações, virtudes e perigos. Deus em Jesus saberia exatamente o que é ser gente. É a empatia levada às últimas consequências.

  Fez-se carne e habitou entre nós, fez morada entre os homens, não fora do mundo, mas fez tabernáculo conosco, relacionou-se conosco, no desafio que temos na vida social em todas as suas contradições. Viveu como homem entre os homens.

  Mas também se mostrou em glória e graça como Unigênito de Deus Pai. Deixou-se ver de forma graciosa, buscando livrar todos os homens do domínio do pecado e suas consequências pessoais e sociais. Disse Ele: "Eu vim para que tenham vida e vida em abundância" (João 10:10). O propósito de Deus em Cristo é salvar. E esta salvação, vista na perspectiva na da encarnação, é mais do que sair do mundo para morar no céu, ela começa agora; é viver no mundo como Cristo viveu. Seu estilo de vida propõe uma nova forma para os relacionamentos entre os seres humanos. Sua igreja e seus seguidores e seus seguidores deverão então, continuar então, com seu testemunho, continuar a sinalizar este Reino até que Ele venha em plenitude. Ser salvo, segundo Jesus, não é fugir para uma vida monástica, mas é ter um viver diferente, livre do domínio do pecado, como fez Ele, mas entre os homens a quem Ele quer bem (Lucas 2:14).

  O Advento é, assim, tempo litúrgico de avisar a todos os que sofrem que Jesus está chegando. Há esperança de salvação para toda criação.

Abraços, Ramon Coutinho.

Extraído MANANCIAL

 

---------------------------------------------------------------------------------

 

O Advento começa quatro domingos antes do Natal. Nos dois primeiros domingos a ênfase está no Advento Escatológico, ou seja, na Segunda Vinda de Jesus Cristo. Os dois últimos são preparação para Seu nascimento, a Encarnação. Os quatro domingos podem ser resumidos da seguinte forma:

1º Domingo: vinda do Senhor, a Igreja vigilante.
2º Domingo: o precursor do Messias.
3º Domingo: convite a tomar parte na alegria.
4º Domingo: preparação para o nascimento do Senhor.

Fonte: https://www.metodista.org.br/conteudo.xhtml?c=12029


Crie o seu site grátis Webnode